Músicas para Crianças

Coloque música na rotina das crianças!

A música, mais do que uma forma de expressão, é uma ferramenta poderosa para a conexão entre as pessoas e para o fortalecimento das habilidades cognitivas, emocionais e sociais – elementos essenciais para a conquista da autonomia. No contexto da educação financeira, a música ganha ainda mais relevância, ao traduzir, por meio de uma linguagem lúdica e significativa, conceitos complexos como tomada de decisão, consumo consciente, poupança, planejamento, sustentabilidade, diversidade, cooperação e solidariedade.

No Projeto Educação Financeira na Primeira Infância, o trabalho com a música foi desenvolvido para fortalecer as habilidades de observar, escolher, esperar e organizar, com o fim de formar cidadãos com melhores condições de enfrentar os desafios da vida.

A música OBSERVAR convida a criança a analisar e a perceber os detalhes das situações do dia a dia e a conviver bem com as diferenças. No contexto da educação financeira, a habilidade de observar está relacionada a identificar oportunidades, perceber riscos e saber encontrar alternativas criativas para os problemas.

A música ESCOLHER convida a criança a pensar antes de decidir, a encontrar soluções para um problema e a perceber que toda ação tem uma consequência. No contexto da educação financeira, a habilidade de escolher está relacionada a tomada de decisão para alcançar os sonhos.

A música ESPERAR convida a criança a valorizar o cuidado e o esforço contínuos, como um caminho para conquistar seus objetivos. No contexto da educação financeira, a habilidade de esperar permite: realizar planejamentos no curto, médio e longo prazos; favorecer hábitos de poupança e de consumo consciente.

A música ORGANIZAR convida a criança a estabelecer critérios para colocar cada coisa em seu lugar, tendo uma atitude cuidadosa e consciente ao utilizar e preservar os recursos. No contexto da educação financeira, a habilidade de organizar favorece o planejamento de ações futuras para conquistar objetivos traçados.