Histórias para Crianças
Coloque histórias na rotina das crianças!
Os contos clássicos são estratégias pedagógicas interessantes, devido ao seu caráter atemporal, simbólico e acessível, favorecendo a identificação da criança com os personagens e as situações. Quando essas histórias são associadas a músicas, ilustrações e animações, tornam-se ainda mais envolventes e ajudam a desenvolver um processo de aprendizagem rico e significativo.
No Projeto Educação Financeira na Primeira Infância, os contos – Chapeuzinho Vermelho, Três porquinhos, Galinha Ruiva e Cachinhos Dourados – foram adaptados, criando um contexto para o trabalho com as habilidades de observar, escolher, esperar e organizar – importantes para a educação financeira e para o comportamento da criança ao longo da vida.
O enredo das histórias foi pensado para permitir a inclusão de temas contemporâneos relacionados à educação financeira e à vida, tais como: sustentabilidade, diversidade, solidariedade, cooperação, Fake News, planejamento, consumo e poupança.
A intenção é que a prática da contação de histórias contribua com o desenvolvimento integral da criança, com o fortalecimento da autoestima e das capacidades de organizar informações na memória, compreender sequências de eventos, prever consequências, tomar decisão e pensar de forma criativa.

OBSERVAR com Chapeuzinho Vermelho destaca o valor da relação entre gerações e o respeito às diferenças. Também mostra para a criança a importância da atenção para o que acontece ao redor, permitindo o reconhecimento das oportunidades e dos desafios presentes no dia a dia. O enredo da história está associado a: pensar antes de agir; desenvolver o senso crítico diante dos riscos; fortalecer a atitude proativa, responsável e empreendedora.

ESCOLHER com Três Porquinhos mostra para a criança que o tempo todo a escolha está presente, envolvendo percepção e análise da situação para avaliar a melhor alternativa. O enredo da história convida a entender a diferença entre necessidades e desejos e a tomar decisões conforme o contexto, o tempo e o objetivo.

ESPERAR com Galinha Ruiva apresenta o valor do esforço em semear, cuidar e esperar crescer. Mostra para a criança como o autocontrole e a persistência em seguir o caminho traçado ajudam a conquistar sonhos. O enredo da história destaca o valor do trabalho, da cooperação, da formação do hábito de poupar e da utilização responsável dos recursos, considerando as necessidades presentes e futuras.

ORGANIZAR com Cachinhos Dourados destaca o fortalecimento das relações familiares e do trabalho cooperativo, bem como o envolvimento da criança em situações da vida cotidiana, para conquistar maior bem-estar. O enredo da história está associado à resolução de problemas, à utilização sustentável e responsável dos recursos, à definição de critérios para organizar e planejar ações futuras.