A Escola DOM Cipriano Chagas
Conheça a Escola Dom Cipriano Chagas, sede do projeto-piloto!
A experiência piloto para validar o Projeto de Educação Financeira na Primeira Infância aconteceu na Escola Dom Cipriano Chagas, Sociedade Providência, na cidade do Rio de Janeiro. Participaram do projeto 60 crianças, entre 3 e 6 anos (matriculadas no Maternal, Pré I e Pré II), as professoras e auxiliares das respectivas turmas.
Coube às professoras, sob a orientação da equipe pedagógica responsável pelo projeto, realizar as propostas de aprendizagem visando ao fortalecimento das habilidades de observar, escolher, esperar e observar, eixos estruturantes da educação financeira.
As famílias das crianças envolveram-se ativamente no projeto, quer acompanhando o trabalho realizado na escola, quer participando através de interações e trocas de saberes. Receberam também uma formação em finanças pessoais, no formato de podcast, para ampliar seus conhecimentos. Concomitantemente, vídeos com situações do cotidiano mostravam como trabalhar as habilidades no contexto familiar.
O projeto Educação Financeira na Primeira Infância é mais uma importante ação da Escola Dom Cipriano Chagas, que, há mais de 80 anos, se dedica à educação básica (3 a 11 anos), oferecendo uma educação integral – corpo, mente e espírito – para quase 200 crianças de famílias com renda de aproximadamente três salários-mínimos, todas moradoras de áreas de vulnerabilidade social da zona sul do Rio de Janeiro, como D. Marta, Tabajaras, Chapéu Mangueira, Morro Azul, Babilônia, Mangueira.
Na Dom, além do conteúdo curricular, as crianças participam de atividades extras no contraturno, como jiu-jitsu, capoeira, musicalidança, balé, excursões para estudo do meio, visitas culturais, entre outras. Também recebem três refeições balanceadas: café da manhã, almoço e lanche.
As crianças e seus familiares contam com atendimento de saúde (pediatria, odontologia, psicologia e oftalmologia), realizado por profissionais voluntários, que integram um grupo multidisciplinar, chamado Dom do Bem-Estar.
Para os alunos egressos do quinto ano, a escola Dom oferece o programa Asas para Voar, proporcionando aos jovens diferentes oportunidades: rodas de conversa para fortalecimento de vínculos; atendimentos de saúde; atividades para ampliação de repertório cultural; educação financeira; bolsas de estudos integrais em escolas privadas do Rio de Janeiro; bolsas de estudos em cursos de inglês.
Para acolher as famílias, a Dom realiza ainda um projeto de escola parental, denominado “Vagalume, arte de ser luz”, promovendo encontros e grupos de apoio, com o objetivo de envolver as famílias na educação dos filhos, aproximando-os da escola.
Para conhecer mais, clique aqui.