O Projeto Educação Financeira na Primeira Infância
O Projeto Educação Financeira na Primeira Infância, apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, visou ao desenvolvimento de um modelo pedagógico e de materiais voltados às crianças de 3 a 6 anos. O projeto foi concebido com foco no fortalecimento das habilidades de: observar, escolher, esperar, organizar – eixos estruturantes da educação financeira. Essas habilidades foram escolhidas com base nos princípios educacionais que orientam a qualidade da educação na primeira infância; no compromisso com o desenvolvimento integral das crianças; nas descobertas da neurociência, particularmente em relação ao papel das funções executivas no gerenciamento dos comportamentos; nas competências de educação financeira definidas pela Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF; nos estudos da psicologia econômica, que demonstram a influência dos fatores emocionais nas decisões financeiras; e nas recomendações do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável – ODS.
Ancorado nessas referências, o modelo pedagógico, integra as habilidades estruturantes da educação financeira ao desenvolvimento cognitivo e socioemocional, ao propor situações de aprendizagem para que as crianças possam: observar novas oportunidades e ficar atento à segurança, utilizando o senso crítico; escolher de forma consciente para tomar a melhor decisão; esperar com disciplina para alcançar seus objetivos; organizar para planejar ações futuras.
A partir do modelo pedagógico foram produzidos materiais, entendidos como objetos de aprendizagem: para crianças, no formato de músicas e histórias animadas; para as famílias, no formato de podcast e vídeos. Os materiais oferecem oportunidades para a criança imaginar, explorar, pesquisar, analisar e participar de experiências significativas, em casa e na escola, relacionados ao mundo financeiro.
As ideias e pesquisas do professor James Heckman foram a fonte de inspiração, para a realização do projeto, pois, assim como ele, acredita-se que o investimento na Primeira Infância é a melhor estratégia para o desenvolvimento de um país.
O projeto-piloto foi aplicado na Escola Dom Cipriano Chagas, da Sociedade Providência, localizada na cidade do Rio de Janeiro, contou com a participação das famílias ao longo das etapas do projeto. Foi feita uma avaliação de impacto, que permitiu verificar os resultados positivos do modelo pedagógico com as habilidades de educação financeira, no comportamento das crianças. Os dados da avaliação do projeto comprovam que um trabalho intencional, com atividades lúdicas e alinhadas às situações do cotidiano, contribui para formar pequenos cidadãos atuantes, refletindo num comportamento saudável no presente e no futuro.
A Equipe
Por ser uma inovação social, o projeto exigiu a colaboração de atores de diferentes áreas. Equipes multidisciplinares, educadores e profissionais de multimídia trabalharam em conjunto na produção de músicas, histórias infantis, vídeos, podcasts, coleção de atividades, tendo em vista a criação de objetos de aprendizagem, de fácil replicação, que possam atender a diferentes contextos.
Clique nos nomes e conheça a Equipe Pedagógica e a Equipe Multimídia do projeto.