Vídeos para Famílias

Descubra como tratar temas de educação financeira em família!

A participação da família no Projeto Educação Financeira na Primeira Infância é fundamental para conquistar o bem-estar financeiro e proporcionar experiências significativas para as crianças.

A coleção de vídeos Conversa em família e o vídeo Cenas da vida real foram criados para ajudar as famílias a organizarem suas finanças pessoais e fortalecerem nas crianças as habilidades de observar, escolher, esperar e organizar. 

Os vídeos mostram com, nas situações do dia a dia, mães, pais, avós, cuidadores, utilizando estratégias práticas, podem responder quando a criança, por exemplo, insiste em uma compra, quer tudo, não sabe escolher e precisa aprender a esperar, pois a criança ainda não compreende o valor e a finitude do dinheiro. Os vídeos também orientam como desenvolver, de forma lúdica e respeitosa, novos comportamentos, ajudando as crianças a valorizar as diferenças, a ficar atenta aos perigos e oportunidades.

Conversa em Família

O vídeo OBSERVAR destaca a importância da habilidade de observar para encontrar oportunidades e afastar-se de riscos. Em tempos de tantos perigos reais e virtuais, como as Fake News e os golpes, precisamos fortalecer a habilidade de observar e de desenvolver o senso crítico. Mostra também que buscar soluções para os problemas e trabalhar de forma cooperativa são características de uma atitude empreendedora. Apresenta como a família pode orientar as crianças sobre a diferença entre necessidades e desejos, o uso do dinheiro, o valor do consumo consciente e da poupança.

O vídeo ESCOLHER mostra que o dinheiro é finito e alerta sobre as dificuldades da compra por impulso e das armadilhas que levam ao consumo. Enfatiza a importância de ter uma reserva para imprevistos, emergências ou realizações de sonhos. Valoriza a doação de algo que não está em uso e sugere algumas estratégias práticas para a família saber dizer “não”, de forma respeitosa, ao lidar com os pedidos insistentes de compras, ao mesmo tempo em que estimula a criança a fazer boas escolhas. criança aprende quando existe a oportunidade de escolher e de vivenciar as consequências de sua opção.
O vídeo destaca que a criança aprende quando existe a oportunidade de escolher e de vivenciar as consequências de sua opção e que as decisões negociadas são o melhor caminho.

O vídeo ESPERAR mostra que, para alcançarmos um objetivo, é preciso plantar, cuidar e esperar para crescer. O autocontrole que leva ao saber esperar evitar arrependimentos, por exemplo, de compras desnecessárias por impulso. Ao investir um dinheiro ou fazer uma poupança, é preciso esperar para o dinheiro crescer. Destaca a importância de manter uma reserva de emergência para imprevistos. Aponta para os riscos dos juros altos quando se faz um empréstimo ou não se paga o cartão de crédito na data do vencimento. O vídeo mostra como utilizar estratégias práticas em casa para estimular a criança a fortalecer a paciência, conseguir esperar para ter um benefício maior no futuro e realizar seus sonhos.

O vídeo ORGANIZAR destaca como a habilidade de organizar pode fazer toda a diferença no comportamento ao longo da vida. Anotar, criar critérios e classificar ajudam, por exemplo, a organizar as despesas e receitas da casa. Da mesma forma, recomenda fazer uma lista de mercado para não esquecer um produto necessário ou comprar além do que precisa. Aponta a importância do orçamento como ferramenta para fazer o planejamento das ações futuras. Apresenta como a criança pode ser estimulada a participar das tarefas simples do dia a dia, organizando aquilo que já é capaz de fazer, para que fortaleça suas capacidades e cresça com mais confiança em si mesma. 

Cenas da vida real – Depoimentos

O vídeo Cenas da vida real mostra os depoimentos de duas mães, uma avó e um pai e os desafios enfrentados para lidar com consumo impulsivo, planejamento de despesas, objetivo da poupança, endividamento e falta da reserva de emergência. Depois de cada vídeo são apresentados passos que podem ajudar a encontrar os caminhos para vencer as dificuldades e poder administrar as finanças com mais segurança.